O passado de Itaguaçu para homenagear o presente
A menos de um mês para o aniversário de Itaguaçu, 17 de fevereiro, uma série de matérias contando um pouco de sua história e curiosidades farão parte das homenagens à cidade.
Publicado em 26/01/2016 12:18
Foto antiga de Itaguaçu mostra uma cidade ainda sem muitas casas. Ao fundo a pedra 5 Pontões.
A menos de um mês para o aniversário de Itaguaçu, comemorado no dia 17 de fevereiro, uma série de matérias contando um pouco de sua história e curiosidades serão divulgadas aqui, como forma de relembrar o passado e homenagear a cidade. Começamos com a origem, lá no início de Itaguaçu.
Itaguaçu, 101 anos de história e desenvolvimento
O nome é de origem Tupi-Guarani, e significa ITA (pedra) e GÛAÇU (grande). A inspiração veio das pedras que compõem a paisagem da cidade. Itaguaçu, com quase 15 mil habitantes, foi presenteada por cadeias de montanhas e pedras que compõem um lindo cenário, algumas bem conhecidas, como o paredão dos 5 pontões e a Pedra do Barro Preto.
A história desta grande cidade começou com uma pequena comunidade que vivia às margens do rio Santa Joana. O tempo foi passando e, do ano de 1882 em diante, começou a chegar à região a imigração italiana, e tempos depois teve início a imigração alemã.
Com a fertilidade das terras aliada à operosidade dos imigrantes, a região progrediu rapidamente, sendo elevada à categoria de Distrito, em 1891, com a denominação de Boa Família. A comunidade de Boa Família iniciou seu processo de formação com a expansão de propriedades agrícolas, um dos primeiros desbravadores foi o português, José Theodoro de Andrade, que se localizou como proprietário em Sobreiro, atual fazenda "Boa Sorte", e Francisco José da Silva Coutinho, que adquiriu uma propriedade no local denominado "Passagem", às margens do rio Santa Joana.
Posteriormente, José Theodoro de Andrade deslocou-se do Sobreiro até às margens do rio, onde mandou construir um pequeno casebre e uma igrejinha, na qual introduziu uma imagem esculpida em madeira, representando Nossa Senhora do Menino Jesus. Iniciava aí um povoado que deu origem a Itaguaçu. Em 1915, a pequena comunidade se torna município, tendo o território desmembrado da cidade de Afonso Cláudio. Em 1921, teve o nome mudado para Itaguaçu.
De 1915 a 2016 foram construídos 101 anos de história, e a cidade ainda hoje carrega características e reflexos da vida rural, com modos simples e tradicionais. Itaguaçu se destaca pelos seus pontos turísticos, paisagens que atraem turistas e moradores. Também pelas suas tradicionais festas e por sua forte economia.
Itaguaçu faz divisa com Itarana, Santa Teresa, São Roque do Canaã, Colatina, Baixo Guandu e Laranja da Terra. Exatamente na divisa entre Itaguaçu e Laranja da Terra está a Pedra dos 5 Pontões. Uma bela formação que atrai os aventureiros para escaladas e rapel. Seu principal rio é o Santa Joana, cuja nascente está localizada no município de Afonso Cláudio, no seu percurso passa pelo município de Itarana e atravessa a área urbana e rural de Itaguaçu.
Para o prefeito Darly Dettmann, o município apresenta muitas riquezas: na cultura, no sistema produtivo, no acolhimento e nas belezas naturais. Porém, o futuro promete desafios devido à crise atual que assola o país. “Apesar das dificuldades estamos trabalhando para fazer com que o município consiga crescer, apesar da queda de arrecadação. Estamos nos preparando para esses períodos difíceis”, disse Dettmann.
por Comunicação Itaguaçu