Projeto de Itaguaçu é selecionado pelo SENAR (Programa Agrinho)
EMEI ? Ivoni Comper Zimmer? teve um dos seus projetos selecionados para a etapa final do programa Agrinho.
Publicado em 08/11/2016 10:31 - Atualizado em 08/11/2016 10:46
A EMEI “ Ivoni Comper Zimmer” teve um dos seus projetos selecionados para a etapa final do programa Agrinho, o relato de experiência, com o tema “ O despertar para a cidadania” da professora Ediléia Fehlberg Francisco será apresentado no dia 09 de novembro em Vitória.
Os trabalhos municipais contaram com a coordenação das pedagogas da SEMECI, que acompanharam as escolas no decorrer das atividades. Os trabalhos foram selecionados pela comissão municipal , para concorrer com todo o estado, sendo as modalidades: desenhos (Educação Infantil ao 4º ano do Ensino Fundamental), produção de textos (5º ao 9º ano do Ensino Fundamental), Educação Especial (desenho e texto) e Relatos de Experiências, produzidos pelos professores para ressaltar o trabalho que desenvolveram.
De acordo com Bárbara Scardua, uma das coordenadoras Municipais do projeto, o programa Agrinho estimula, ainda mais, o trabalho com temas pertinentes ao espaço escolar. É uma proposta diferenciada para abordar temas transversais como o deste ano que foi ética e cidadania. “Alunos, professores e escolas se envolvem, concorrem à prêmios e quem ganha é a sociedade”, destacou.
O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural – SENAR/AR-ES em parceria com a Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Espírito Santo - FAES realiza este ano a 12ª edição do Programa Agrinho, que desenvolve ações educativas nas escolas, com alunos, da Educação Infantil, Ensino Fundamental e Educação Especial, visando o despertar da consciência da cidadania e o acesso à informações relativas à saúde, meio ambiente, cidadania, empreendedorismo, trabalho e consumo, construindo cidadãos idealistas, com vistas à melhoria da qualidade de vida, e ao desenvolvimento e construção do futuro de nossa nação.
A metodologia proposta é a Pedagogia da Pesquisa, onde professor e aluno fazem um diagnóstico das condições de sua comunidade, propõe soluções e as implementam. Na sequência os alunos fazem desenhos e produções de texto, e os educadores relatam a Experiência Pedagógica desenvolvida. Os trabalhos são enviados para o SENAR, onde são analisados e classificados.
Os ganhadores do Concurso Agrinho 2016 serão conhecidos no dia 29/11, dia em que alunos e professores, selecionados, serão premiados.
por Comunicação Itaguaçu