A PUBLICIDADE DO TABACO COMO FÁBRICA DE ILUSÕES
SOBRE PATOS, COELHOS E COWBOYS
Publicado em 05/06/2013 15:39 - Atualizado em 17/04/2015 17:45
SOBRE PATOS, COELHOS E COWBOYS:
A PUBLICIDADE DO TABACO COMO FÁBRICA DE ILUSÕES
Antes de qualquer coisa, proponho ao leitor um experimento simples e prático: você deve olhar para a imagem acima e dizer a si mesmo o que está a enxergar. Olhe com bastante calma, sem pressa e com bastante atenção, e responda qual o animal representado na figura... Sim, claro, um pato, basta tomar como referência o bico no lado direito da figura, o olho ao centro, compondo a cabeça do bicho vista de lado. Simples e fácil... Mas... Espere só um instante... Olhe bem para a figura, mais uma vez com muita calma e atenção, e... Não, você não está enlouquecendo, a figura não é a de um pato, e sim a de um coelho... Como?! Coelho?! Bem, para aqueles que talvez ainda não tenham enxergado o coelho, basta prestarem atenção ao fato de que aquilo que pensavam ser o bico do pato é, na verdade, as orelhas do coelho bem juntinhas; e seu pequeno focinho está do lado esquerdo; finalmente, aquilo que pensavam ser um olho de pato visto de lado é, de fato, um olho de coelho... Mas alguns poderão afirmar que ainda continuam a ver apenas o pato, outros que somente enxergaram o coelho e, por fim, alguém certamente afirmará que é capaz de identificar tanto o pato como o coelho, dependendo do PONTO DE VISTA... Bem, a verdade é que a figura representa um pato e, AO MESMO TEMPO, um coelho... Quem definirá a verdade da imagem é o ponto de vista, a interpretação feita por aquele que a olha... No caso em questão, VOCÊ MESMO, caro leitor.
Uma vez encerrado nosso pequeno experimento, tomamos a questão do ponto de vista, da interpretação de uma imagem, para tentarmos entender a função da publicidade, da propaganda através da qual a indústria do tabaco manipula o ponto de vista das pessoas, sobretudo os adolescentes, com o objetivo de transformá-los em consumidores de seus cigarros, charutos, cigarrilhas, cachimbos, enfim... E por que estamos a tratar do assunto? Pois no próximo dia 31 DE MAIO estaremos a celebrar mais um DIA MUNDIAL SEM TABACO, criado em 1987 pela Organização Mundial de Saúde (OMS) para alertar a todas as populações do mundo sobre as doenças e mortes evitáveis relacionadas ao tabagismo. E o tema da campanha em 2013 será: PROIBIÇÃO DA PUBLICIDADE, PROMOÇÃO E PATROCÍNIO DO TABACO.
No Brasil, a Lei 12.546 de dezembro de 2011, ampliou para os locais de venda a proibição da propaganda de produtos de tabaco, que já existia desde 2000 nos meios de comunicação (jornais,televisão, rádio). O patrocínio de eventos culturais e esportivos pelas marcas de produtos de tabaco também está proibido. Contudo, para quem nasceu antes do ano 2000 e, além disso, tenha uma memória capaz de alcançar acontecimentos do século passado, talvez se recorde das imagens do “HOMEM DA MARLBORO” (também chamado por alguns de “COWBOY DA MARLBORO”), aquele que se tornou um dos principais ícones da propaganda de cigarros de uma das maiores gigantes da indústria do tabaco, a marca Marlboro (para aqueles que tiverem “memória de elefante”, talvez até lembrem-se do nome “Marlboro” estampado no automóvel de um de nossos maiores ídolos esportivos: o piloto de Fórmula 1, Ayrton Senna).
Difícil negar o poder fascinante das imagens em que era possível ver o “Homem da Marlboro” contra o pôr-do-sol, ou cavalgando com extrema agilidade, sempre representado por algum vaqueiro de excelente aparência, esbanjando saúde e charme, tendo no canto da boca um cigarro aceso. Impossível associar tal figura aos efeitos destrutivos do tabaco sobre a saúde humana, tornando-o responsável pela MORTE DE CERCA DE CINCO MILHÕES DE PESSOAS POR ANO EM TODO O MUNDO, SENDO 200.000 SOMENTE NO BRASIL (um detalhe tragicamente curioso: dois dos atores que representaram o “Cowboy da Marlboro” morreram de câncer de pulmão, uma das mais graves conseqüências do tabagismo). Entretanto, incentivados pela “fábrica de ilusões” das propagandas e estratégias de marketing da indústria, que visam facilitar o acesso aos produtos de tabaco, A CADA DIA CERCA DE 100.000 ADOLESCENTES COMEÇAM A FUMAR EM TODO O MUNDO.Adolescentes estes que, cedo ou tarde, poderão fazer parte da devastadora lista de vítimas fatais do tabaco.
Diante da relevância do tabagismo como problema de saúde pública, a Prefeitura Municipal de Itaguaçu, através da Secretaria Municipal de Saúde, apóia a iniciativa mundial e celebra o dia 31 DE MAIO DE 2013 colocando os serviços de saúde pública na linha de frente das ações de combate ao tabaco. As equipes de Estratégia de Saúde da Família realizam atividades em âmbito individual e coletivo no enfrentamento da questão, oferecendo, inclusive, grupos de apoio para auxiliar os fumantes no processo de parar de fumar. Um destes grupos de apoio para o tratamento do tabagismo ocorre semanalmente às quartas-feiras, às 18:00 h., no auditório da Secretaria Municipal de Saúde, com participação aberta a todos os interessados.
Espera-se com a iniciativa do DIA MUNDIAL SEM TABACO contribuir para o fortalecimento junto à população itaguaçuense, sobretudo nossos jovens, de um ponto de vista atento à gravidade dos danos à saúde causados pelo tabagismo, de forma a fazê-los ágeis como coelhos para escapar do alcance do “laço” da indústria do tabaco; e mesmo para aqueles que já foram “laçados” e hoje são fumantes, proporcionar alternativas e apoio para que possam parar de fumar, sem que precisem “pagar o pato” por sua dependência. “PATO” QUE MUITAS VEZES É PAGO, INFELIZMENTE, COM A PRÓPRIA VIDA.
Dr. Pablo de Almeida Boiteux
Médico da Estratégia de Saúde da Família
Secretaria Municipal de Saúde de Itaguaçu
por PM Itaguaçu