Prefeitura de Itaguaçu

Itaguaçu, 24 de agosto de 2017 Atendimento
Você sabia? A bandeira do município foi criada em 1965 por meio de concurso público.

por PM Itaguaçu

08/07/2009 10:00

Aspectos Históricos

A comunidade de Boa Família, atual Itaguaçu, iniciou seu processo de formação por volta dos anos de 1875 a 1880, com a expansão de propriedades agrícolas e, contou como os primeiros desbravadores o português, José Theodoro de Andrade, que se localizou como proprietário em Sobreiro, atual fazenda "Boa Sorte" e, Francisco José da Silva Coutinho, que adquiriu uma propriedade no local denominado "Passagem", às margens do rio Santa Joana, bem próximo da atual cidade de Itaguaçu. Posteriormente, José Theodoro de Andrade deslocou-se do Sobreiro até às margens do referido rio, onde mandou construir um pequeno e tosco casebre e uma igrejinha, na qual introduziu uma imagem esculpida em madeira, representando Nossa Senhora do Menino Jesus. Estava assim iniciado um povoado que deu origem à atual cidade, que nesta ocasião pertencia ao atual Município de Afonso Cláudio.
O tempo foi passando e, do ano de 1882 em diante, começou a chegar na região, a imigração italiana e tempos depois teve início a imigração alemã. Esses imigrantes fixaram-se às margens do rio Santa, Joana e seus afluentes.

Anselmo Frizzera, imigrante italiano, radicado na região, foi rever sua longínqua Itália e, quando voltou, trouxe consigo uma imagem de São José que foi doada à igrejinha do povoado e, devido a existência da imagem de Nossa Senhora, antes referida, que traz nos braços o Menino Jesus, o povoado passou a ser chamado Nossa Senhora da Sagrada Família; depois, Nossa Senhora da Boa Família e, por fim Boa Família. (Cabe aqui citar que as imagens mencionadas ainda existem e encontram-se na Igreja Matriz).

Segundo o historiador Luciano Venturim em Itarana (1882-1964),a origem do nome está no fato de aquele assentamento reunir famílias de maiores recursos financeiros. Os moradores eram de "boa família". Já o ex professor da UFES Carlos Henrique Aurich registrou em sua monografia - Introdução à História de Itaguaçu, que a origem do nome está ligada às imagens expostas na capelinha do antigo povoado.

Final do corpo do documento e conteúdo da página