Projeto subsídio de mudas de café aumenta renda de produtores rurais
Quase quatro milhões de mudas de café já foram entregues até 2015
Publicado em 05/01/2016 09:54
Quase quatro milhões de mudas de café já foram entregues a produtores rurais até o ano de 2015 em Itaguaçu, por meio do Projeto de Subsídio de Mudas de Café Conilon e Café Arábica, desde 2005.
O objetivo do projeto é renovar o parque cafeeiro do município com variedades mais produtivas e mais resistentes à pragas, doenças e déficit hídrico e, com isso, aumentar a renda dos produtores rurais.
Segundo o secretário de Agricultura e Meio Ambiente de Itaguaçu, Virgílio Braz Fernandes, o projeto subsidia 50% do custo com as mudas de café para os produtores rurais. Ainda explica que os trâmites do projeto começam com uma reunião, na qual participam presidentes de associações do ramo cafeeiro. “Os presidentes passam para seus associados as informações necessárias para realização do cadastro na Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente. Após o cadastro dentro do prazo e lista de espera, os produtores comparecem à Secretaria para efetuar o pagamento referente a quantidade de mudas e escolher qual viveiro comprar”.
De acordo com o secretário, o limite por ano é de 500 mil mudas, a mesma quantidade que está prevista para o ano de 2016. As mudas são divididas por igual entre os produtores interessados.
Virgílio destaca ainda que a iniciativa visa também evitar o êxodo para as cidades em grande escala. “Com esse projeto os produtores estão renovando as lavouras menos produtivas, que eram irrigadas por aspersão, por mudas com capacidade maior de produção, em áreas menores e com sistemas de irrigação mais eficientes. Gastam menos água e aumentam a rentabilidade das propriedades”, finaliza.
por Comunicação Itaguaçu